Ir a Porto Seguro requer pique para curtir a animação das barracas de praia durante o dia e as festas que rolam à noite. Mas para repor as energias, há passeios relaxantes, longe do axé ou da lambaeróbica. Alugar um bugue é a melhor opção para fugir dos tours em grupo, que nem sempre oferecem o que há de melhor em cada lugar. É também uma forma de circular pelos diversos atrativos naturais e históricos da região, que não ficam muito próximos do Centro.
Cidade Histórica
O primeiro núcleo habitacional do Brasil fica em Porto Seguro e se concentra na área também denominada Centro Histórico. Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios - destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado.
Praia de Taperapuã
A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas – Axé Moi, Vira-Sol e Barramares - disputam a atenção dos turistas com música e lambaeróbica, onde a azaração rola solta. Tem águas claras e calmas e, entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente. A praia fica a 7 km do Centro de Porto Seguro (sentido Santa Cruz Cabrália) e é servida por linhas de ônibus urbanos.
Passarela do Alcool
Misto de shopping center com zona boêmia, a Passarela do Álcool, no Centro da cidade, é o ponto de encontro para o pré-night. Por lá estão lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas ao entardecer. É o melhor lugar para degustar a culinária típica baiana e também delícias à base de frutos do mar. No finalzinho da passarela, na travessa conhecida como “O Beco”, concentram-se alguns dos bares e restaurantes mais aconchegantes e sossegados da área.
Coroa Vermelha e Mutá
Para quem quer descansar o corpo e a mente de músicas e danças baianas, as praias da Coroa Vermelha e Mutá são as mais indicadas pela tranqüilidade que as caracteriza. Mutá, a dez quilômetros do Centro, tem piscinas naturais na maré baixa, perfeitas para banho ou mergulho com peixinhos coloridos. Já Coroa Vermelha fica em Cabrália (14 quilômetros de Porto) e apresenta uma enseada de águas calmas e clarinhas. Cenário da primeira missa rezada no Brasil, concentra lojinhas de artesanato pataxó.
Arraial d´Ajuda e Trancoso
As cosmopolitas vilas ficam do outro lado do Rio Buranhém, acessíveis por balsas. Com as praias mais bonitas da região e cenários emoldurado por falésias, rimam charme com rusticidade, seja nas barracas de praia, nos restaurantes, pousadas ou lojinhas. Apesar de o tempo correr devagar, a noite é agitada em Arraial d´Ajuda. Já em Trancoso, vale a pena esquecer da vida no Quadrado, um campinho de futebol no coração do povoado, cercado de casinhas coloridas que abrigam o comércio local. No final da tarde, escolha uma mesa embaixo de uma frondosa amendoeira e curta a paisagem ou o futebol da garotada nativa...
Recife de Fora
Com status de Parque Marinho e protegido por uma lei municipal, Recife de Fora tornou-se um dos melhores points para mergulho da região. Por lá estão espécies raras de corais, como o cérebro e o fogo; além de peixes, moluscos e tartarugas visíveis com máscara e snorkel. Nos arredores estão excelentes picos para a prática do mergulho de garrafa, com profundidades que chegam a 15 metros.